O III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: Para onde vai a Educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina (200 anos de Friedrich Engels) é uma atividade do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a  Contribuição do Pensamento Crítico Latino-Americano (GPETED) e do Laboratório de História do Poder e das Ideologias (LAHISPI) e tem como objetivo promover o debate em torno da realidade latino-americana, particularmente a brasileira, sob diferentes temáticas que serão abordadas por reconhecidos docentes-pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que se dividirão entre sete conferências ao longo da semana, bem como por outros tantos docentes e discentes nas sessões científicas, além de incorporar atividades culturais com a exibição de filmes e peça teatral. Nesta perspectiva, abre espaço para pesquisadores docentes e discentes (graduandos, mestrandos e doutorandos), profissionais da educação, estudantes da educação básica, entre outros interessados, oferecendo a oportunidade do exercício coletivo de produzir o conhecimento. A realização do evento se justifica na medida em que busca a produção coletiva do conhecimento, de modo inter-relacionado, como compromisso da formação intelectual e com finalidades de ensino, pesquisa e extensão, mas também apreender o desenvolvimento histórico, político, econômico, social, educacional e cultural da América Latina, particularmente do Brasil, bem como suas determinações, determinantes e tendências. Abre espaço, assim, para se pensar coletivamente os rumos das sociedades latino-americanas e as possibilidades de execução de projetos societários e educacionais na perspectiva democrática-republicana, a partir de projetos de pesquisa que tomam a realidade social da América Latina como campo empírico, no qual a especificidade de objetos de pesquisas individuais se insere.

Na área educacional, stricto sensu, ao envolver professores da educação básica, estudantes de ensino médio, particularmente aqueles envolvidos nos programas de difusão e popularização da ciência, graduandos das diferentes áreas do conhecimento, pós-graduandos, docentes-pesquisadores vinculados à diferentes linhas pesquisas, e outros profissionais da educação, o III Seminário GPETED, tal como nas suas antecessoras edições, marca sua importância como espaço-tempo de formação plena dos sujeitos, ainda que nos limites da sociedade vigente. Créditos da Capa: Arte Brigada Ramona Parra

Plataforma do evento, acesse: https://www.even3.com.br/seminariogpeted2020/

Apoio

Veja a programação completa na aba "Atividades" - Reuniões de Estudo: Teoria e Empiria/Relatos de Experiência