Programação 2020

Reunião de Estudo: teoria e empiria/relatos de experiência

 

Tema: Integração Regional – 24/11

Texto-base:

SILVEIRA, Zuleide S. projeto de pesquisa Classes sociais, espaço, poder e subjetividade: América Latina, regionalização e IIRSA (mimeo, 2020).

SILVEIRA, Zuleide S. O baile de máscaras: o movimento de intelectuais entre Estado Supranacional e Estado Integral. Revista Práxis e Hegemonia Popular, v. 5, n. 6, 2020. Disponível em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP

Tema:  Rediscutindo o conceito de classe social e as questões étnico-raciais – 27/10

Convidado: Prof. Dr. Mário Luiz de Souza (CEFET/RJ; CPII)

Textos-base:

FERNANDES, Florestan. Luta de raças e luta de classes. In: FERNANDES, Florestan. Significado do Protesto Negro. São Paulo: Cortez Editora/Autores Associados, p. 55-64, 1989.

FANON, Frantz. Racismo e Cultura. In MANOEL, Jonas e LANDI, Gabriel (orgs). Revolução Africana. São Paulo: Selo “Quebrando as Correntes”, p. 63-77,  2019.

SOUZA, Mário Luiz e MARTINS, Carlos Henrique. Discutindo relações étnico-raciais a partir da Lei 10639/03 na perspectiva de raça e classe. (No prelo).

Os textos encontram-se disponíveis em: https://sites.google.com/pro

Tema: Os rumos da política em um país de capitalismo dependente: militares no poder – 18/08

Convidados: Prof. Dr. Paulo Cunha (UNESP)e Profª Drª Aline Potássio

Tema: Os rumos da política em um país de capitalismo dependente: a questão ambiental e a educação para além do capital – 21/07

Convidado: Prof. Dr. Henrique Tahan Novaes (UNESP)

Textos- base: NOVAES Henrique Tahan. Ensaios sobrea produção destrutiva, cooperação, agroecologia e escolas de agroecologia do MST (no prelo), capítulos de 1 a 3.

Tema: Os intelectuais e o poder político-econômico e educacional (II) – 30/06

Textos- base (1) SANTOS, Jailson. A Restrição Orçamentária nas Universidades Federais: As políticas de expansão na corda bamba de sombrinha (2007 – 2018). Projeto de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2020. 

                         (2) SILVEIRA, Zuleide S. “Universidade polivalente” ou “Universidade nova”?- a educação superior nos governos neoliberais. In: Zuleide S. Silveira. Concepções de educação tecnológica na reforma da educação superior: finalidades, continuidades, e rupturas – estudo comparado Brasil e Portugal (1995-2010).Tese (Doutorado em Educação). Niterói: UFF, 2011, p. 331-362.

                         (3) FATTORELLI, Maria Lúcia. Como a Dívida Pública afeta o Orçamento da União e aprofunda as Desigualdades Sociais no Brasil. Auditoria Cidadã da Dívida [online], publicado em outubro de 2010.

                          (4) ÁVILA, Rodrigo; FATTORELLI, Maria Lúcia.

 Contribuição da Auditoria Cidadã da Dívida à CNESF. Auditoria Cidadã da Dívida [online], publicado em 8 de julho de 2011.   

Tema: Os intelectuais e o poder político-econômico e educacional (I) – 26/05

Textos- base (1) HOBSBAWM, Eric. Os intelectuais: papel, função e paradoxo. In: HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX.Tradução Berilo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, pp. 226-236. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1c-zUthaPAl6pzYF1TRZ4kH-linL1SdvN/view

                           2) Dicionário Gramsciano, verbetes: Intelectuais, de Paquale Voza (p. 425-428); Intelectuais Italianos, de Paquale Voza (p. 428-30). Disponível em https://sites.google.com/prod/view/trabalho-educacao/p%C3%A1gina-inicial/textos?authuser=0

                               3)  LEHER, Roberto. Em virtude da pandemia é necessário discutir o planejamento do sistema educacional – Parecer do CNE sobre atividades escolares desconsidera as consequências da pandemia e da crise econômica. Portal Carta Maior [online], seção Educação, de 04/05/2020. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Em-virtude-da-pandemia-e-necessario-discutir-o-planejamento-do-sistema-educacional/54/47389

Comunicação – Prof. Dr. Luiz Claudio Duarte. O papel do intelectual militar na contemporaneidade.

Tema: O Conservadorismo e Crise do capital – 05/05

Textos-base: (1) CUEVA, Augustín. A guinada conservadora. In: CUEVA, Augustín (Org.). Tempos conservadores: a direitização no Ocidente e na América Latina. São Paulo: Hucitet, 1989, pp. 19-37. Disponível em https://sites.google.com/prod/view/trabalho-educacao/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0

                      (2) GALINDO, Magdalena. Causas e limites da direitização no México In: CUEVA, Augustín (Org.). Tempos conservadores: a direitização no Ocidente e na América Latina. São Paulo: Hucitet, 1989, pp.131-147. Disponível em https://sites.google.com/prod/view/trabalho-educacao/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0     

(3) PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça. Crise do capital, crise sanitária, crise política – Notas de conjuntura e educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 11, n. 3, p. 30-73, dez. 2019. Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/view/1908/showToc ; https://marxismo21.org/pandemia-crise-capitalista-e-conjuntura-nacional/

(4) FONTES, Virgínia. Entrevista: coronavírus e a crise do capital. ANDES. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Brasília: ANDES-SN Online. Atualizado em 16 de Abril de 2020 às 18h18 https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/cORONAVIRUS-e-a-cRISE-dO-cAPITAL1

Veja a programação completa na aba "Atividades" - Reuniões de Estudo: Teoria e Empiria/Relatos de Experiência

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