Ao longo do ano letivo de 2019, o GPETED estreitou os laços político-acadêmicos e culturais com a Cia Ensaio Aberto – Teatro dos Trabalhadores, dando sequência à organização de grupos (estudantes e professores) interessados em assistir aos espetáculos que retomam o teatro crítico no Brasil.
Como afirma Pedro Tierra, “insistir na ‘Dignidade da Política’ e na sua relação com a criação estética, num país em que o exercício da política é diariamente criminalizado pela ideologia privatista prevalecente que devora os espaços públicos de ação coletiva, revela uma incontestável disposição da Companhia Ensaio Aberto para encarar a contracorrente. Para afirmar-se como sinal de contradição. Para propor um teatro que recupere a vocação de trabalhar desafios gerais, sentimentos gerais, esperanças gerais, complexos, contraditórios, desiguais, interpelando a estreiteza, a superficialidade, mediocridade, a infantilização dos dramas individuais que nos são oferecidos pelo mercado do entretenimento” (disponível em
https://www.teatrodostrabalhadores.com/companhia-ensaio-aberto).
Nesta perspectiva, em 2019, reunimos, aproximadamente, oitenta pessoas que assistiram à duas peças, quais sejam, Luz na trevas (texto de Bertold Brecht) e A mandrágora (texto de Nicolau Maquiável), ambos exibidos no Armazém da Utopia , situado no bairro da Gamboa (antigo Cais do Porto), rio de Janeiro.
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